Implantodontia é a especialidade da Odontologia que restaura espaços ausentes de dentes através da implantação de dentes protéticos. Isso acontece implantando uma peça de titânio no interior do tecido ósseo na área onde ficava o elemento dental ausente. O titânio tem propensão singular da osseointegração, que dizer, incorpora-se ao osso.

E é extremamente importante que o tecido ósseo mantenha-se preservado mesmo quanto o implante dentário seja submetido aos esforços mastigatórios.

implantes-dentario

A integração óssea deve-se a incapacidade do nosso organismo em detectar o titânio intraosseo; devido a suas características bioinertes, não acontece a formação de tecido fibroso em volta do implante, permitindo assim o crescimento ósseo ao redor do mesmo, estando em contato íntimo osso e implante. Desde 1960 existiram vário tipos de implantes; porem os implantes osseointegrados foram os mais bem sucedidos com taxas de sucesso margeando os 95 %. Através da implantodontia é possível desde reabilitações unitárias até grandes reabilitações totais fixas ou removíveis.