Odontopediatria

A Odontopediatria é uma área de odontologia que visa o atendimento à crianças. Nossa missão é acompanhar, orientar e tratar crianças e seus pais desde a fase gestacional até a adolescência. O Instituto do Sorriso conta com uma sala especialmente adaptada para o atendimento infantil, tudo para tornar a visita ao consultório do dentista algo mais agradável as crianças.

Possuímos profissionais especializados e capacitados para cuidar da saúde bucal de seu filho, estamos preparados para dar a melhor assistência as crianças e maior apoio e orientações aos pais que os acompanham. Nessa especialidade, além da capacitação técnica para a realização dos procedimentos preventivos e tratamentos, há uma abordagem própria para cada fase do desenvolvimento da criança, hoje sabemos que o grande medo que as pessoas têm de enfrentar a cadeira do dentista é devido às experiências negativas que tiveram quando crianças. Por esse motivo, o trabalho do odontopediatra é tão importante.

instituto-do-sorriso-9

Dra. Maria Luísa de Abreu Rodrigues
Especialista em Odontopediatria

instituto-do-sorriso-7

Relação de confiança

É muito importante o estabelecimento de confiança e segurança das crianças com seus dentistas, assim como dos pais com o mesmo. Estão agregados aos atendimentos de odontopediatria muita psicologia e métodos de condicionamento para o controle do medo e traumas relacionados ao tratamento odontológico. É na infância que se dá o primeiro contato com a odontologia e onde se adquire os hábitos de higiene oral e impressões positivas ou negativas sobre os tratamentos dentais.

Também trabalhamos a conscientização e motivação dos pacientes infantis e seus responsáveis sobre a importância dos hábitos saudáveis como higiene bucal, alimentação equilibrada, prevenção de cáries e maloclusões.

A orientação aos pais também é parte do tratamento, pois é necessária uma supervisão da orientação dada pelo odontopediatra, por isto os pais tem um papel muito importante na prevenção dos problemas bucais nesta fase.

Para crianças menores e gestantes a consulta, é baseada principalmente em orientações aos pais e para a criança se familiarizar ao ambiente do consultório dentário e conhecer tudo a respeito do tratamento dentário pois o medo maior das crianças nesta fase é a do desconhecido. Quando ela passa a conhecer e aprender que nada ali irá machuca-la, o medo desaparece.

Uma criança que nunca teve experiências negativas no consultório dentário, não desenvolverá o medo de dentista, a menos que este seja transmitido a ela. É muito importante que os pais não transmitam seu próprios medos aos filhos mesmo involuntariamente, o que é muito comum, pois as crianças tem total confiança no que seu pais dizem as elas.

A Odontopediatria é responsável pela:

Higiene não só das crianças que já têm dentinhos, mas também dos bebês e das gestantes.

Avaliação do crescimento e desenvolvimento, a fim de detectar possíveis desvios com repercussão nas estruturas dento-faciais.

Identificaçãodos fatores de risco, em nível individual, para as principais doenças da cavidade bucal, e implementar estratégias preventivas e de mínima intervenção.

Reabilitação, morfológica e funcionalmente, o aparelho estomatognáticolesado.

Acompanhamento

Os dentes decíduos, ou dentes de leite são muito importantes para a saúde da criança pois sua permanência na boca até o momento se sua esfoliação natural, guiam a erupção dos dentes permanentes e o crescimento e desenvolvimento da face e dos arcos dentários. O Odontopediatra acompanha o crescimento e desenvolvimento das arcadas dentais, podendo diagnosticar e até interceptar problemas ortodônticos.

O acompanhamento da troca de dentição decídua por permanente também é feito pelo odontopediatra para que a dentição permanente se estabeleça perfeitamente. A saúde bucal do adulto é resultado de um bom acompanhamento e prevenção na infância.